quarta-feira, 30 de março de 2011

Cresce a mobilização para o ENET em Pernambuco

Ocorrerá no período de 21 a 24 de abril, na cidade do Rio de Janeiro, o Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET), onde serão discutidos o papel das escolas técnicas na construção de um novo Brasil, as principais dificuldades e os novos rumos a serem tomados.
            No caso do IFPE - Campus Recife, enfrentamos diversa dificuldades, pois apesar de ser o maior campus do país, ter tradição e grande potencial, os problemas são do o ensino a estrutura: como falta de climatização, laboratórios técnicos sucateados e inexistentes, falta de restaurante técnico, dentre outras. É um absurdo que uma instituição desse porte se encontre na situação que estar,
            Somando a isso “existe” no IFPE, um suposto grêmio, onde nada fazem para melhorar a situação precária em que vivemos. Mesmo com a omissão do suposto grêmio, cresce a mobilização dos estudantes que junto com a UESPE vem travando luta por uma escola Técnica de qualidade. Por isso é necessário continuarmos essa luta, convocar os estudantes para se organizar, reconstruir um grêmio e um IFPE que garanta a formação de profissionais e não meros apertadores de parafusos.
            Cada dia mais vem crescendo a mobilização dos estudantes para participar do ENET com duas plenárias por semana, com a presença de cerca de 100 estudantes em cada, onde  debate a importância do evento e se elege diferentes comissões com o papel de garantir toda a estrutura para a participação de uma representativa delegação.

quarta-feira, 2 de março de 2011

ENET será no Rio!

Acontecerá entre os dias 21 e 24 de abril o (ENEET) encontro nacional dos estudantes de escolas técnicas, no CEFET-RJ, onde se reunirão centenas de estudantes dos estados brasileiros para debater problemas vividos nas escolas técnicas referentes a estrutura das unidades, a questão dos, enfim, discutir os mais diversos aspectos do ensino profissional e a unificar as reivindicações do pais numa grande luta em defesa de uma formação qualificada.
Este evento nasce da necessidade de organizar os estudantes da educação profissional em defesa de seus direitos, pois um verdadeiro encontro de estudantes de escolas técnicas pode mudar os rumos da escola técnica no Brasil.
Ocorrerão vários debates em torno das bandeiras já existentes no movimento educacional como os 10% do PIB(Produto Interno Bruto) para a educação e dentro desse percentual existir ima parcela especifica para as escolas técnicas, a defesa do ensino médio Normal (formação de professores), o livre acesso a universidade e etc.
Além de todas essas discussões estaremos debatendo maneiras mais efetivas de lutar em defesa da escola técnica e profissional que queremos dentro da perspectiva da politecnia. E de imediato combater a proposta apresentada pelo governo de fazer o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico - PRONATEC, que é na verdade mais um programa que tem por finalidade garantir o financiamento das escolas particulares, ou seja, o enriquecimento dos empresários em detrimento da educação pública.
Porem não esqueceremos das lutas do cotidiano das escolas como bandejão, laboratórios, visitas técnicas entre outras.
Venha você também da luta por uma escola melhor e para os estudantes secundaristas sejam donos da técnica, do conhecimento e de seu destino. Participe do ENET você também!

Programação:


Quinta-Feira 21 de Abril de 2011

7h às 8:30 
Café e Banho
9h
Abertura
10:30h
Painel: O Papel do ensino técnico na construção
de um País soberano.
12:30h
Almoço
14h
Grupos de Debates

1-     Gestão Democrática

2-     Assistência Estudantil

3-     Escolas Técnicas Estaduais

4-     O Pré-Sal e a Soberania do País

5-     Acesso à Universidade

6-     Ensino Normal
16:30
Lanche
17:00h
Atividades Esportivas e Recreativas
19:30
Jantar
20h às 23h
Atividade Cultural
24h
Recolher

Sexta-Feira 22 de Abril de 2011
7h às 8:30 
Café e Banho
9h
Painel: Financiamento da Educação
Profissional: Acesso e Permanência.
12:30h
Almoço
14h
Painel: Educação Profissional: Mito ou
 Realidade?
16:30
Lanche
17:00h
Atividades Esportivas e Recreativas
19:30
Jantar
20h às 23h
Atividade Cultural
24h
Recolher

Sábado 23 de Abril de 2011
7h às 8:30 
Café e Banho
9h
Grupos de Debates: Fortalecer os Grêmios
Estudantis e construir uma jornada de lutas
 pela Assistência Estudantil.
12:30h
Almoço
14h
Plenária Final
16:30h
Lanche
17h
Atividades Esportivas e Recreativas
19:30
Jantar
20h às 23h
Atividade Cultural


Domingo 24 de Abril de 2011
7h às 8:30 
Café e Banho
9h
Visita as outras unidades de Escolas Técnicas.
12:30h
Almoço
14h
Atividades Esportivas e Recreativas
16:30
Lanche
17:00h
Atividade Cultural e Encerramento
19:30
Jantar
20h às 21h
Despedida das Bancadas.